segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Keysi Fighting Method



Excelente movimentação. Técnica adaptável às limitações do combatente, potencializando a aproximação.


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Equilíbrio e movimento

O equilíbrio é essencial para o lutador, em um combate, conseguir atacar e defender-se de forma eficiente, fluindo de um ao outro. Assim, a base deve proporcionar conforto e mobilidade. Os pés jamais devem estar alinhados com os eixos. Mas, sim, afastados, com os joelhos flexionados, aumentando a estabilidade e permitindo, em uma explosão muscular, deslocar-se com rapidez, aproximando-se ou afastando-se do adversário.


O lutador deve usar a inércia do oponente contra ele mesmo, aproveitando-se de seu desequilíbrio ou promovendo-o. Para isso, vale-se de três possibilidades: (1) desequilibrar o oponente, (2) desviar o ataque do oponente (também chamada de condução) ou (3) somar sua força ao do oponente.
Uma vez que se compreenda adequadamente o equilíbrio, passamos à movimentação. O trabalho de pernas evidencia um bom lutador, pois demonstra sua mobilidade; isto é, a capacidade de fluir entre o ataque e a defesa, entre o avanço e o recuo, no menor tempo possível. Mantenha os calcanhares acima do solo, na movimentação típica de pugilistas. Se estiver com uma faca ou bastão, mantenha sua mão em movimento; parada e à frente, atrairá o ataque de oponentes experientes. Alvos em movimentos são mais difíceis de serem atingidos.
Opte por movimentos de ataque e defesa curtos e simples. Movimentos curtos, diretos, são mais eficazes, necessitando de menor tempo para sua execução e menor desgaste para o lutador. Com os treinos em duplas, o lutador desenvolverá o timng; isto é, atacar no momento certo, antecipando os movimentos de ataque e neutralizando-os. Da mesma forma, percebendo uma falha na defesa do oponente, explorá-la, aplicando um ataque eficiente, em momento oportuno.
Estude sua postura, equilíbrio e movimentação, corrigindo as falhas. Equilíbrio e movimentação eficiente são as bases de uma luta vitoriosa.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Jun Fan Jeet Kune Do


Jeet Kune Do - o modo de se interceptar o punho -, também conhecido como Jeet Kun Do ou JKD, é um sistema de arte marcial voltado para situações reais de combate, criado pelo artista marcial e ator Bruce Lee. Em 2004, a Fundação Bruce Lee decidiu-se pelo nome Jun Fan Jeet Kune Do para designar a arte. Jun Fan é o nome de Bruce Lee em chinês. Assim, passou a significar o modo de Bruce Lee interceptar o punho.
O JKD não se restringe a uma técnica propriamente ou conjunto de técnicas. Compreende uma síntese dos pensamentos de Bruce Lee, uma filosofia influenciada pelo Taoísmo, Zen Budismo e Krishnamurti. Um pesquisador quase obsessivo de técnicas e teorias marciais. Percebeu que as técnicas clássicas eram ineficientes em combates reais, perdidas em floreios e movimentos desnecessários, optando por abordagens mais diretas. Acreditava que a velocidade era fundamental no combate e as técnicas mais simples, mais eficientes.
O JKD nasceu da fusão de diversas artes marciais estudadas, como o Boxe, a Esgrima, o Kung Fu e o Wing Chun. Sua abrodagem filosófica é, contudo, o mais importante, uma vez que não limita o praticante a uma técnica ou conjunto de técnicas restritos, estáticos. Pelo contrário, o JKD se desenvolveria de forma diferente em cada lutador, uma vez que duas pessoas não possuem as mesmas características físicas e psicológicas. Cada praticante adapta o estilo a seu corpo e não o contrário. A liberdade de expressão é fator preponderante ao desenvolvimento individual da arte.

Conceitos Fundamentais:
  • Totalidade de combate: o combatente deve estar focado no adversário e pronto a responder às mais diversas formas de abordagem.
  • Máxima eficácia: estudo e aprendizagem contínua de diversas artes marciais, aumento da experiência em combate.
  • Autodefesa: o combatente deve fazer o que for necessário para se defender, independente das técnicas ou estilos marciais adotados.
  • Velocidade de execução: quanto maior a velocidade para a realização de seus golpes, maior a probabilidade de vencer o adversário.
  • Ataque forte: o combatente deve estar um passo a frente de seu adversário, interceptando seus ataques e antecipando-os.



A economia e a simplicidade são as chaves dos movimentos do Jeet Kune Do. (Bruce Lee)

Para saber mais:

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Câmeras de segurança com infravermelho


Ultimamente, tem crescido significativamente a procura por câmeras de segurança (CFTV) com infravermelho.
Acredita-se que elas sejam sempre a melhor opção para a instalação de segurança. Mas há alguns considerações a fazer. O infravermelho só é eficiente quando falamos em câmeras de lux inferior a 0,01, ou seja, câmeras que, na escuridão total, tem os leds de infravermelho ativados e a imagem aparece em preto e branco.
Em câmeras coloridas com lux acima de 1,5 lux, a câmera pode até prejudicar a visualização da imagem. A imagem ficará muito clara, quase sem cor. Assim, ao imaginar uma câmera colorida em suas instalações de segurança, com lux superior a 1,5 lux, opte por um modelo sem infravermelho. Apresentará melhor resolução de imagem e melhor definição de cores nos ambientes com boa iluminação.
Se procurar por câmeras com infravermelho que realmente sejam eficientes, opte por uma câmera com lux inferior a 0,01 com chips internos CCD. Dotada de iris eletrônica (algumas apresentam, também, fotocélula), respondem diferentemente a ambientes claros e escuros; ativando os leds de infravermelho somente quando necessário, permitindo melhor resolução em ambos os ambientes.

Procure se informar sobre as especificações do equipamento em vista e da correta avaliação do ambiente em que será instalada. Afinal, segurança é fundamental.



Lux é a unidade de medida de iluminação, que mede a incidência de luz perpendicular de 1 lumen em uma superfície de 1 metro quadrado. quando menor o lux da câmera, melhor a compensação para a ausência de luz. Lumen é a unidade de fluxo luminoso medido em uma área de um esferoradiano por um emissor de 1 candela (em todas as direções). Unidade padrão do Sistema Internacional de Unidades (SIU). Uma candela é definida no SIU como a intensidade luminosa emitida por uma fonte, em uma dada direção, de luz monocromática, cuja intensidade de radiação em tal direção é de 1/683 watts por esferorradiano. Ela é percebida como luz verde.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Dicas para evitar um sequestro-relâmpago

Abaixo, dicas simples para evitar sofrer um sequestro relâmpago:

  1. Não deixe de olhar para os lados.
  2. Não estacione seu carro muito longe de onde está indo. Procure fazê-lo o mais próximo possível, evitando andar a pé, exposto.
  3. Evite locais muito isolados ou escuros. Esses locais favorecem ações criminosas.
  4. E, em trechos escuros ou desertos, prefira o ponto da calçada mais próximo da rua.
  5. Não fique muito tempo fora de seu veículo. Dirija-se a ele com a chave à mão e entre no veículo rapidamente.
  6. Dentro do veículo, não fique mexendo em bolsas, sintonizando estações no rádio ou qualquer outra coisa que o atrase em sua saída. Assim que entrar no carro, dê a partida e saia.
  7. Quando for a um caixa eletrônico, saque o mínimo necessário. Esses locais são especialmente visados por criminosos.
  8. E, antes de entrar em um banco e utilizar o caixa eletrônico, observe bem que está por perto.. Se perceber pessoas suspeitas, procure fazer a retirada em outro local.
  9. Ao retirar dinheiro, guarde-o cuidadosamente em locais discretos. Não conte o valor em público.
  10. Se perceber que está sendo seguido, entre em qualquer local público. Procure um policial ou o segurança de um comércio.
  11. À noite, em semáforos, quando fechados, diminua a velocidade a fim de que o sinal abra, evitando parar.
  12. Em locais públicos, evite abrir a bolsa ou carteira. Isso chama a atenção de criminosos, sempre à espreita de vítimas.
  13. Procure manter a calma diante de uma arma, mesmo que isso pareça difícil. Normalmente, o bandido está mais nervoso do que a vítima, mas não tem a intenção de matar.
  14. Tenha consciência de que há possibilidade de haver outra pessoa dando cobertura ao crime.
  15. Não ande com todos os seus documentos ou cartões de créditos, se não houver extrema necessidade.

Para saber mais:
Manfredini, Noely; Recalcaltti, Rubens. Sequestros - Modus Operandi e Estudos de Casos. Nova Letra Gráfica & Editora.
Santos, Wilson dos. Manual Anti-Sequestro e Assalto. Jurus.